Filo Nematoda
É o filo dos nematoides (ou nematelmintos): Nema = fio,
helmintos = verme
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
-são triblásticos: possuem ectoderme, mesoderme, e
endoderme;
-têm um corpo cilíndrico, com extremidades afiadas;
-simetria bilateral;
-sistema nervoso: anel ao redor da faringe e dois cordões
nervosos;
-são alongados e não segmentados;
-são pseudocelomados;
-respiração cutânea.
HABITAT:
Encontram-se em áreas marinhas, terrestres. São mais
numerosos que outros animais, tanto em espécies como em indivíduos. Existem espécies, desde microscópicas, até parasitas de 13 metros.
-Filaríase: é a doença causada pelos parasitas nemátodes Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori e tem como transmissor os mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes. Tem como sintomas febre, mal estar, tosse, asma, fatiga, exantemas, adenopatias e o inchaço nos membros, escroto ou mamas. A prevenção é feita com o combate ao mosquito.
-Ascaridíase (lombriga): É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita. Pode causar dor de barriga, diarréia, náuseas, falta de apetite ou nenhum sintoma. A prevenção é feita com medidas de saneamento básico.
-Ancilostomíase (amarelão): As pessoas portadoras desta verminose são pálidas, com a pele amarelada. A pessoa se contagia ao manter contato com o solo contaminado por dejetos, as larvas filarióides penetram ativamente através da pele. Os sintomas são: tosse ou até pneumonia, perturbações intestinais. A prevenção é feita por saneamento básico.
REFERÊNCIAS:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/nematelmintos.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário