domingo, 6 de abril de 2014

Reino Monera

Reino Monera


Monera é o reino que estuda as bactérias, cianobactérias e arqueobactérias e suas características.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- são unicelulares;
- são procariontes;
- possuem parede celular que dá forma e estrutura;
- quanto a nutrição, podem ser, tanto autotróficas, como heterotróficas.

ESTRUTURA DAS BACTÉRIAS:
É formada por uma célula procariótica (não possui membrana nuclear e o seu material nuclear encontra-se disperso no citoplasma) constituída de:
-Membrana celular: respiração e nutrição;
-Citoplasma: onde ocorrem a maioria das reações químicas da célula;
-Ribossomos: responsáveis pela síntese de proteínas;
-Plasmídeo: estrutura responsável pela autoduplicação (forma de resistência) da bacteriana;
-Cápsulas: estrutura que proporciona resistência a fagocitose (englobamento de partículas);
-Esporos: estruturas responsáveis por uma resistência ao meio externo quando este é desfavorável à sobrevivência da bactéria;
-Parede Celular: serve como proteção. É também o que dá forma à bactéria;
Algumas estruturas presentes em bactérias.
Fonte: http://www.infoescola.com/reino-monera/estrutura-celular-das-bacterias/

REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS:
-Assexuada=divisão binária: a célula aumenta de tamanho e o DNA se duplica, em seguida, a célula se divide, formando uma célula filha;
-Sexuada=conjugação: duas bactérias se ligam pelas fímbrias e ocorre a transferência do plasmídeo de uma para a outra, elas se separam e uma se divide formando uma célula filha;
-Transformação: a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina, formando uma nova bactéria.

DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS:
A seguir, alguns exemplos de doenças bacterianas:
-Tuberculose: causada pelo bacilo de Koch. A tuberculose se dissemina através de aerossóis no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram. Entre seus sintomas, pode-se mencionar tosse com secreção, febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dores musculares. A profilaxia é a vacinação.
- Meningite: Pode ser causada por vários tipos de bactérias (meningococo). Os sintomas mais comuns de meningite são forte dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vacinas existentes contra a meningite apenas protegem contra um único tipo de bactéria. Existem vacinas contra a meningite C.
- Tétano: É causada pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria gram-positiva e anaeróbica Clostridium tetani. Tem como sintomas, dor de cabeça, febre e contrações musculares. Sua prevenção é a vacinação e cuidados médicos.

ANTIBIÓTICOS:
Os antibióticos são substâncias que combatem  organismos infecsiosos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combate-los com maior eficácia.

REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meningite
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_celular_bacteriana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacteria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuberculose

Nenhum comentário:

Postar um comentário